Provavelmente, quando ouve falar em percevejos, ou desconhece por completo o inseto ou pensa que já não existem.
Efetivamente, este parasita constituiu um grave problema no passado, mas com a introdução do DDT no período pós segunda guerra, os percevejos foram praticamente erradicados dos países ocidentais e assim se manteve até ao final da década de 70, altura em que a utilização do DDT foi proibida.
Acontece que o percevejo das camas é, ultimamente, uma das pragas em maior crescimento, em boa parte devido ao aumento de circulação de passageiros, viajantes e turistas, entre os mais diversificados países. Diariamente circulam nos aeroportos e nos hotéis, viajantes dos quatro cantos do mundo, que de forma inocente, podem transportar consigo estas ínfimas espécies, tornando-as numa das pragas mais difíceis de detetar e também de eliminar totalmente.
Os percevejos infiltram-se muito facilmente nas camas e nos colchões e têm um ritmo de procriação exponencial, com cada fêmea a depositar cerca de 500 ovos durante a sua vida. Costumam manter-se escondidos durante o dia, o que torna difícil a sua detenção, mas ficam muito ativos durante noite, picando o ser humano, provocando comichões, irritações e reações alérgicas.
Numa época em que as redes sociais e os sites especializados ditam o sucesso das unidades hoteleiras, assentes nas criticas ou recomendações dos seus hóspedes, um único caso de infestação por percevejos pode ser a ruína de um negócio. Um único incidente pode ser suficiente para destruir a reputação que um hotel demorou anos a construir.
Consulte aqui algumas das notícias mais recentes sobres as pragas de percevejos:
Especialistas se reúnem nos EUA para discutir praga de percevejos
Há uma infestação de percevejos em Lisboa e Porto
A Ambipraga desenvolveu um Sistema Integrado de Eliminação e Prevenção de Percevejos, numa ação integrada que combina tratamentos térmicos e químicos com uma abordagem altamente minuciosa e atenta, de modo a eliminar todos os vestígios da praga de uma forma segura e eficaz. Esta equipa especializada está apta a responder ao cliente num prazo de 24 horas, reduzindo ao máximo o impacto da ocorrência, permitindo à unidade hoteleira disponibilizar o quarto no dia seguinte à intervenção.
Saiba mais sobre percevejos das camas aqui, e de como os detetar